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  • Lida da IterUp

Inspire-se na experiência de grandes empresas. Explore as funcionalidades do chatbot no seu negócio

Você já deve ter ouvido falar que o bom atendimento é a alma do negócio. Ainda mais em tempos de correria, em que todo mundo anda com pressa, se você demorar para solucionar a dúvida do cliente, ou deixá-lo esperando ouvindo a musiquinha no telefone, você tem grandes chances de perdê-lo para a concorrência.

Por isso, se sua empresa quer potencializar as vendas e otimizar o tempo da equipe você precisa conhecer todas as funcionalidades do chatbot. O atendimento digital pode, ou não, utilizar a inteligência artificial, e vai promover uma verdadeira revolução no seu negócio.

Ele pode ser programado para responder as perguntas simples, como horário de atendimento, mas também pode ter funcionalidades mais complexas, como auxiliar seu cliente a finalizar a compra no site.

Os chatbots se tornaram indispensáveis para empresas de diversos segmentos. E, em alguns casos, eles praticamente têm vida própria. Um grande exemplo é a Lu do Magalu. Ela já se tornou tão popular que foi eleita a maior influenciadora virtual do mundo. É um avatar muito real, não só na aparência, mas também nos detalhes de sua personalidade. É ela quem comanda o chat da rede varejista e interage com os clientes nas redes sociais.

Nas instituições financeiras os bots estão aptos a atender diversas questões dos clientes. Em alguns casos eles têm nome, como a Alice, do Sicoob.

Já no site do Itaú, ao escanear o QR Code na tela o cliente é direcionado para o atendimento no whatsapp. Ao iniciar a conversa o assistente virtual já nos direciona para um menu com os assuntos mais acessados. E se apresenta com uma frase simpática: Olá! Pode avisar todo mundo que o Itaú entrou no grupo. Sou um assistente virtual que aprende o tempo todo, feito pra você e com você.

A preocupação em aproximar-se do público é tão grande que a linguagem amigável faz parte dessa estratégia e tem o objetivo de se parecer cada vez mais com uma pessoa real. Ao deixar o chat inativo o bot envia a seguinte mensagem: “Vou encerrar essa conversa por aqui. Quando quiser conversar mais, estarei aqui esperando”


Na Localiza, os bots te ajudam a alugar um carro. Basta falar um Oi e o assistente virtual abre o menu de opões que permite fazer reservas, consultar endereços das agências, resolver questões burocráticas, ou iniciar o atendimento caso esteja em uma situação de emergência, no caso de quem acabou de ter o carro roubado, por exemplo.


O robô da American Express não só verifica as movimentações no seu cartão de crédito como oferece informações adicionais relacionadas ao seu consumo. Comprou passagem aérea? Ele te mostra opções de hospedagem e alimentação.


Precisamos lembrar que os bots não estão presentes apenas em sites, eles comandam as conversas nas redes sociais e estão em constante evolução para solucionar a maior parte das questões.


No setor imobiliário eles são praticamente imprescindíveis para agilizar a prospecção de novos clientes e potencializar as ações de marketing. No site da construtora Altana, que atua em toda a América Latina, a assistente virtual do site auxilia o cliente a acessar contratos, ou gerar boletos de pagamento. Por meio do chatbot os clientes podem criar um perfil para ter acesso a mais opções dentro do portal do cliente. Todo o processo é guiado pela Ana, a assistente virtual da empresa, que dá todo o suporte para a criação de senha de login.

Ficou curioso pra saber todas as funcionalidades que um chatbot pode oferecer à sua empresa? Entre em contato agora mesmo com os consultores de Iterup e potencialize suas vendas.

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